top of page

Como está a sua Autoestima? 8 sinais da baixa autoestima.

  • psicologasteolivei
  • 2 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de mai. de 2022



ree

O que é a autoestima?

Autoestima é o modo como você enxerga a si próprio, a maneira como você pensa e sente referente a seu valor. Sendo que isto está intimamente ligado ao seu modo de agir e se relacionar no mundo.


A autoestima exerce grande influência nos acontecimentos de sua vida que dependem de você. Quando você se sente bem consigo mesmo e consegue enxergar as coisas boas em você, provavelmente terá confiança para atingir com êxito seus sonhos e projetos, além de melhorar a forma como se relaciona com os demais.


Entretanto, a autoestima pode causar prejuízos na cotidiano da pessoa, quando trata-se de baixa autoestima, que muitas vezes dificulta a pessoa alcançar o que deseja, devido a forma negativa que se enxerga.


O que é baixa autoestima?

A baixa autoestima é a falta de reconhecimento de seus próprios valores (sejam físicos ou comportamentais) que geram sentimento de insegurança, inferioridade e incapacidade.


Quem apresenta baixa autoestima pode entrar em um ciclo de que quanto mais se sente desta forma, mais suas atitudes também expressam isso, como se realmente fosse incapaz, dificultando a mudança dos pensamentos e atitudes.


Estes pensamentos negativos sobre si podem afetar o cotidiano, a maneira de se relacionar, dificultando estabelecimento de relacionamentos amorosos, oportunidades de crescimento pessoal e profissional, podendo trazer receio de iniciar os estudos, assumir um novo cargo no trabalho ou algo que seja desafiador.


Existem vários indícios que são avaliados por um profissional para que se identifique baixa autoestima, dentre eles, pode-se citar alguns como:


  • Medo da rejeição;

  • Busca constante por elogios e reconhecimento externo;

  • Pouca confiança em si mesmo;

  • Costume de se comparar com outras pessoas;

  • Dificuldade em lidar com críticas;

  • Sentimento de incapacidade e inferioridade;

  • Dificuldade para reconhecer as próprias conquistas;

  • Timidez em excesso.


Qual a importância de trabalhar a autoestima?

Enfrentar os problemas do cotidiano é um obstáculo para todos, entretanto, para quem tem baixa autoestima estes problemas são ainda mais complexos, afetando o relacionamento consigo mesmo e o com ambiente externo.


Trabalhar a autoestima é buscar afirmar que você é capaz de conquistar e realizar o que deseja. Quando a confiança em si próprio é grande, a maneira de enxergar as situações mudam, o que interfere diretamente na sua autoconfiança para lutar e atingir o que almeja.

Trabalhar a autoestima é não se contentar em negar aquilo que tanto se quer, mas que causa medo. Acreditar em seus valores e nas suas potencialidades proporciona coragem para enfrentar situações difíceis, sem temer de ter que corresponder às expectativas das pessoas e consequentemente conseguir lidar melhor com as críticas e falhas.


Trabalhar a autoestima é enfrentar os desafios e sentir que está preparado para vencê-los. Quando se desenvolve visão positiva de si, é possível passar a olhar de forma positiva para os eventos da sua vida também, e assim conseguir lidar melhor com os contratempos que aparecem.


A psicoterapia ajuda no reconhecimento de seus valores, das suas capacidades e a identificar o que enfraquece a confiança em si mesmo, para assim compreender sua forma de pensar e agir que muitas vezes causam danos.



 
 
 

1 comentário


marisajgs801
10 de mar.

Preciso de ajuda

Curtir
Contato

Stefany Oliveira - Psicóloga Clínica     

CRP: 06/149739

+ 55 19  99748-9833

Limeira/ São Paulo - Brasil.

bottom of page