Os danos que relacionamentos ruins podem causar!
- psicologasteolivei
- 2 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de mar. de 2022
Relações familiares, amorosas, profissionais e sociais podem não nos fazer bem.

Os relacionamentos fazem parte do nosso cotidiano desde que nascemos e conforme vamos crescendo temos contato com diferentes maneiras de se relacionar. Todos de certa forma exercem influência sobre nossa vida e está intimamente ligado com nossas atitudes e pensamentos.
Os relacionamentos possuem ligação direta com o seu bem-estar. Quando se tem problemas nos relacionamentos pode-se gerar sofrimento emocional por meio do desenvolvimento de ansiedade, estresse, baixa autoestima, depressão, entre outros.
A seguir falarei sobre as implicações de relacionamentos familiares, afetivos e profissionais.
Relacionamento familiar
O relacionamento familiar exerce grande influência na nossa maneira de pensar e agir durante nossa vida, pois são os primeiros contatos que ocorrem e a partir dele é que nos desenvolveremos e estabelecermos outras relações.
Por vezes, este relacionamento pode ser considerado como negativo por trazer sofrimento emocional para um(alguns) indivíduo(s) da família.
Dependendo da convivência familiar e seu desenrolar, esta pode ocasionar diversos problemas pessoais, seja no campo psicológico ou social, atrapalhando os demais relacionamentos e o cotidiano, como por exemplo o trabalho.
O relacionamento familiar pode acontecer diante de comportamentos prejudiciais, que podem aparecer, dentre várias maneira, como:
Conflitos frequentes;
Dependência de álcool ou drogas de algum membro da família;
Falta ou falha de comunicação;
Alto nível de exigências e expectativas;
Inversão de papéis de responsabilidade;
Superproteção;
Manipulação das emoções;
Desleixo para com algum membro familiar;
Falta de limites;
Distanciamento emocional.
Relacionamento afetivo
O sentimento de estar apaixonado ocasiona diversas reações químicas no corpo que pode gerar bem-estar, ocasionando maior felicidade e animação em seu cotidiano. A paixão até pode causar coisas boas no campo fisiológicos, entretanto, nem sempre a paixão pode ser vista como algo positivo na vivência.
E tratando-se de relacionamentos afetivos pode-se apontar diversos obstáculos encontrados para que se tenha uma relação saudável, dentre vários é possível citar:
Dificuldade de encontrar um(a) parceiro(a): Muitas pessoas encontram obstáculos em estabelecer relacionamentos amorosos em face a dificuldade que está relacionada as suas características pessoais. Podendo apontar que quem possui baixa autoestima, insegurança, timidez excessiva ou falta de apoio, pode apresentar menor incidência de relacionamentos afetivos.
Relacionamentos repetitivos: É comum conviver com indivíduos que trocam de parceiros(as) mas que não alteram o perfil das pessoas com quem se relacionam, tornando-se um ciclo de relacionamentos mal-sucedidos. Sendo necessário a compreensão do que está sendo buscado que culmina nas mesmas formas de agir.
Relacionamentos abusivos: A relação abusiva não restringe apenas a violência física, ela engloba outras formas, como a violência psicológica, emocional, financeira ou sexual. Os tratamentos violentos podem ser sutis e difíceis de serem percebidos por quem os sofre.
Relacionar-se nem sempre é uma tarefa fácil, levando em consideração que estamos em contato com pessoas diferentes de nós. É possível inferir que muitas vezes existirão conflitos e dificuldades dentro de um relacionamento, porém, quando os problemas aparecem em excesso e causam prejuízos pessoais se torna algo importante a ser cuidado.
Relacionamento profissional:
Dependendo de sua profissão, você passa grande parte do seu dia no local que advém o seu sustento, muitas vezes tendo que relacionar com demais pessoas que possui objetivos comuns, mas que apresenta maneiras diferentes de pensar e agir comparados a você.
O trabalho pode ser resultado de uma realização, um sonho, satisfação, crescimento pessoal e intelectual, todavia, também pode ser causador de estresse e problemas de relacionamento.
O problemas de relacionamento pode estar atrelados a:
Incompatibilidade de ideias;
Comunicação ineficiente;
Dificuldade em respeitar os limites;
Má distribuição de tarefas
Problemas de adaptação;
Abuso de poder.
Qual a importância de cuidar das suas relações?
Ao longo de nossa vida passamos por pelo menos uma destas formas de relacionamentos e em cada um destes é possível aproveitar pontos positivos, assim como, ter que enfrentar dificuldades.
Sendo assim, é importante ter visão clara de como está ocorrendo seus relacionamentos, pois todos estão de certa forma interligados. Se você possui problema em algum deles, isso pode repercutir em outras áreas sociais. Além de que, comunicar-se com os demais faz parte do nosso desenvolvimento e quando isto não ocorre de maneira benéfica pode-se gerar impactos psicológicos negativos, ocasionando sofrimento emocional.
Comentários